Vídeo e Marketing Digital: o que tem a ver?
- Fernanda Ramalho

- 11 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Hoje em dia, o Marketing Digital domina o mercado. Empresas que não trabalham seu posicionamento e sua autenticidade online basicamente não existem. Dessa forma, investir nessa área é muito importante. Mas, você sabia que utilizar vídeo pode auxiliar muito?
Isso porque os materiais audiovisuais são muito vistos por quem está nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da Wyzowl, por exemplo, pessoas assistem em média 2,5 horas por dia de vídeo online. Lá em 2018, o tempo médio era de 1,5 hora.
Há um dado ainda mais importante. Usuários das redes sociais têm duas vezes mais chances de compartilhar esse formato de conteúdo com outras pessoas. Assim, fica claro o quanto é importante investir em vídeos para quem tem um planejamento de marketing digital.
O tal do vídeo marketing
Não é apenas o apelo emocional e visual que importam. Utilizar materiais audiovisuais melhora o SEO e faz o engajamento crescer (e, claro, te ajuda a vender melhor).
Até porque, segundo a Video Brewery, trabalhar seu planejamento com vídeos pode fazer com que a compreensão do público cresça em até 74%. Ou seja, com isso, você consegue ajudar as pessoas a decidirem se a compra vale a pena ou não.
Além disso, utilizar bons vídeos pode fazer com que as pessoas te percebam nas redes sociais. Inclusive, faz mais efeito do que qualquer outro tipo de material. E quem trabalha com a internet sabe: quanto mais interesse, maior o engajamento. O que pode aumentar os interessados no seu funil de vendas.
Outro ponto importante é que o vídeo funciona em qualquer plataforma. Seja celular, computador ou tablet. Dessa maneira, os vídeos são uma ótima saída para quem quer ser visto sem ficar pensando em adaptar o conteúdo às diferentes formas de visualização.

Trabalhar as emoções no marketing digital
Os vídeos são peças muito poderosas para trabalhar as emoções. Eles despertam mais sentimentos profundos do que simples fotos. Assim, utilizá-los para campanhas de marketing digital pode ser muito importante.
As emoções influenciam diretamente em nosso relacionamento com outras pessoas e com as marcas. Inclusive, normalmente é por meio das emoções que realizamos determinadas ações.
Assim, é importante lembrar disso quando criamos uma estratégia de marketing. Até porque, queremos motivar os consumidores a agirem. Portanto, as emoções são nossas aliadas.
O audiovisual lida com diferentes emoções humanas. Por meio dele, aumenta-se a capacidade de absorção e aceitação de diferentes discursos. Além disso, os vídeos aumentam nossa capacidade de criar laços afetivos e emocionais e transmitem nossa verdade desde que interpretemos com naturalidade. O que é fundamental para estabelecer uma relação de confiança com uma marca.
E acredite: pode ser fácil! Fale com a câmera como se estivesse falando com um amigo, num bate papo mesmo. Tente esse exercício e veja como dá certo.
Onde posso usar um vídeo marketing?
As peças audiovisuais podem ser utilizadas em diversos canais. Alguns deles são:
● Redes sociais
● E-mail marketing
● Blog
● Site
1. Redes Sociais
Esse é um ambiente onde as pessoas podem interagir mais com as marcas. E os vídeos podem facilitar essa relação. Além disso, eles atraem mais curtidas, compartilhamentos, comentários e, claro, auxiliam o algoritmo a entender que a marca é bem vista.
2. E-mail marketing
Os vídeos também podem ser inseridos nos e-mails marketing. Eles auxiliam no número de cliques e, com isso, atraem mais pessoas para a ação que você quer realizar.
3. Blog
Você sabia que inserir vídeos no blog pode melhorar o SEO e, consequentemente, o ranqueamento no Google? Pois é! Tudo isso é uma cadeia importante para a construção da autoridade de uma marca.
4. Site
Colocar vídeos no site de uma empresa é também uma forma de atrair mais cliques e tempo de duração de uma pessoa na sua plataforma. Isso faz com que o Google (ou qualquer site de pesquisa utilizado) entenda que aquele endereço é importante.

Independente de tudo, o vídeo deve ser bem feito
Já entendemos que o vídeo marketing é fundamental para quem quer investir no seu perfil online. Sabemos que ele fortalece e engrandece marcas, pessoas e eventos. Mas, os vídeos precisam ser bem feitos para que todo esse objetivo seja alcançado.
Por isso, é fundamental buscar cursos rápidos, de média ou longa duração, sejam online ou presenciais, para entendermos como as técnicas de gravação e edição, por meio da linguagem audiovisual, melhoram o argumento da sua mensagem.
Caso tenha algum aporte financeiro buscar produtoras e empresas que trabalham com audiovisual é uma excelente escolha para parcerias na produção do seu conteúdo.






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